top of page

Desmistificando a palavra: holístico ✨ Por Carolina Landgraf

Atualizado: 8 de nov. de 2018


O que é holístico Carolina Landgraf Cá Landgraf @calandgraf @reconexaoastral
Holístico - relativo a holismo @calandgraf

Desmistificando a palavra - holístico - ✨


Confesso que eu mesma quando ouvia ou lia essa palavra, me remetia à algo místico, espiritualista e talvez sem comprovação científica.

.

Quando descobri que holístico ou holista é simplesmente um adjetivo que classifica alguma prática ou filosofia que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade, tudo ficou mais claro.

A palavra holístico foi criada a partir do termo holos, que em grego significa "todo" ou "inteiro".

.

É simples, quando a gente lê ou ouve sobre terapia holística, apenas devemos associar à uma prática que considera o todo, o sujeito como ser físico, mental e espiritual, que considera suas emoções, sintomas e debilidades de forma integral, sem dividir o ser humano em pecinhas.

.

A Medicina Oriental, Tibetana, Ayurveda... que são compostas por estudos de mais de 5 mil anos, são holísticas, consideram o todo para identificar as causas. A Medicina Ocidental, que é apenas mais uma forma de medicina e que sim é ótima em muitas casos, mas tende a separar o ser humano em "blocos" e desconsiderar o todo, gerando muitas vezes distorções de diagnóstico.

.

O holismo é um conceito criado pelo visionário Jan Smuts em 1926, primeiro-ministro da África do Sul na época, que descreveu holístico como a "tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um "todo" que é maior do que a soma das suas partes".

.

Simm, pesquisei tudinho, porque acredito que seja super importante desmistificar isso 😌

.

Precisando de uma terapeuta holística entrem em contato 🤗

.

Namastê 🌻💖✨

Texto por Cá Landgraf @calandgraf

para o Projeto Reconexão Astral @reconexaoastral

.

.

.

Comments


bottom of page